sábado, 11 de maio de 2013

Modernismo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Modernismo

História do modernismo.
Origem do modernismo.
Artistas brasileiros que fizeram parte do modernismo.

Modernismo no Brasil.
manifestos e revistas.
descrever suas 3 gerações.
Poesia moderna, música moderna.

Características:
- Desejo de liberdade de criação e expressão;
- Ideias nacionalistas;
- Visava emancipar-se da dependência européia;
- Três fases como características particulares
http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/2689021
http://www.brasilescola.com/literatura/modernismo.htm

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20100730093958AAIh7X0

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20100305082924AAvbWiG

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090624123212AAguXEF

http://www.cienciashumanas.com.br/resumo_artigo_3759/artigo_sobre_modernismo

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20120328043001AAJd7Ua

http://www.zemoleza.com.br/carreiras/carreiras/trabalhos/40490-resumo-modernismo-no-brasil.html
RESENHA

Contexto histórico.
(Romantismo Europeu)
http://oflike.blogspot.com.br/2013/05/romantismo-europeu-contexto.html

(Romantismo no Brasil) (interligar os dois contextos num só)
http://oflike.blogspot.com.br/2013/05/romantismo-no-brasil.html

http://oflike.blogspot.com.br/2013/05/o-romantismo-brasileiro.html

Características do romantismo no Brasil. ( três faces ou três gerações do romantismo, subjetivismo, sentimentalismo, nacionalismo e ufanismo, maior liberdade formal, vocabulário mais brasileiro etc. )
introdução: O romantismo pode ser visto em três faces, ou em três gerações, as quais são:
três faces e gerações: http://oflike.blogspot.com.br/2013/05/3-faces-ou-3-geracoes.html
artes, literatura romantica em 3 gerações, música, teatro: http://oflike.blogspot.com.br/2013/05/romantismo.html
características: http://oflike.blogspot.com.br/2013/05/fundamentos-teoricos-caracteristicas.html

Fundamentos teóricos. (O egocentrismo, nacionalismo, A liberdade de expressão)
http://oflike.blogspot.com.br/2013/05/fundamentos-teoricos-caracteristicas.html
Principais escritores do romantismo no Brasil e suas obras.
(http://oflike.blogspot.com.br/2013/05/principais-escritores-do-romantismo-no.html)
Gonçalves dias, sua foto, e sua canção do exílio, influência no Brasil.
http://oflike.blogspot.com.br/2013/05/escrever-um-pouco-sobre-goncalves-dias.html
Influências do romantismo para a sociedade da época.
http://oflike.blogspot.com.br/2013/05/sobre-o-romantismo-no-brasil-que-tipo.html
Influência do romantismo para o Brasil.
http://oflike.blogspot.com.br/2013/05/que-influencia-o-romantismo-teve-no.html
O que diferencia o romantismo Brasileiro do europeu.
(http://oflike.blogspot.com.br/2013/05/por-que-o-romantismo-brasileiro.html)
A poesia romântica. (no Brasil)
http://oflike.blogspot.com.br/2013/05/a-poesia-romantica.html

Bibliografia: Wikipédia, Yahoo,

Romantismo europeu, contexto


Romantismo foi um movimento artísticopolítico e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que perdurou por grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo e ao iluminismo1 e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa.
Inicialmente apenas uma atitude, um estado de espírito, o Romantismo toma mais tarde a forma de um movimento, e o espírito romântico passa a designar toda uma visão de mundocentrada no indivíduo. Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, amores trágicos, ideais utópicos e desejos de escapismo. Se o século XVIII foi marcado pela objetividade, pelo Iluminismo e pela razão, o início do século XIX seria marcado pelo lirismo, pela subjetividade, pela emoção e pelo eu.
O termo romântico refere-se ao movimento estético ou, em um sentido mais lato, à tendência idealista ou poética de alguém que carece de sentido objetivo.
O Romantismo é a arte do sonho e fantasia. Valoriza as forças criativas do indivíduo e da imaginação popular. Opõe-se à arte equilibrada dos clássicos e baseia-se na inspiração fugaz dos momentos fortes da vida subjetiva: na fé, no sonho, na paixão, na intuição, na saudade, no sentimento da natureza e na força das lendas nacionais.2

                   CONTEXTO.
O culto à natureza e à imaginação já havia começado com os escoceses noséculo XIII, quando surgiram as primeiras histórias de cavaleiros e donzelas, em verso. Nessa época, as narrativas eram chamadas de romance, palavra que deriva do advérbio latino romanicenota 1 , que significa "na língua de Roma".3
A origem do que viria a ser conhecido como "Romantismo", no entanto, fora plantada no século XVII, quando o "espírito clássico" começaria a ser contestado na Grã-Bretanha.nota 2
O Romantismo surgiu na Europa em uma época em que o ambiente intelectual era de grande rebeldia. Na política, caíam sistemas de governodespóticos e surgia o liberalismo político (não confundir com o liberalismo econômico do Século XX). No campo social imperava o inconformismo. No campo artístico, o repúdio às regras. A Revolução Francesa é o clímax desse século de oposição.
Alguns autores neoclássicos já nutriam um sentimento mais tarde dito romântico antes de seu nascimento de fato, sendo assim chamados pré-românticos. Nesta classificação encaixam-se Francisco Goya e Bocage.
O Romantismo surge inicialmente naquela que futuramente seria a Alemanha e na Inglaterra. Na Alemanha, o Romantismo, teria, inclusive, fundamental importância na unificação germânica com o movimento Sturm und Drang.
O Romantismo viria a se manifestar de forma bastante variada nas diferentes artes e marcaria, sobretudo, a literatura e a música(embora ele só venha a se manifestar realmente aqui mais tarde do que em outras artes). À medida que a escola foi sendo explorada, foram surgindo críticos à sua demasiada idealização da realidade. Destes críticos surgiu o movimento que daria forma ao Realismo.
No Brasil, o romantismo coincidiu com a Independência política do Brasil em 1822, com o Primeiro reinado, com a guerra do Paraguaie com a campanha abolicionista.

3 faces ou 3 gerações


A primeira geração (nacionalista–indianista) era voltada para a natureza, o regresso ao passado histórico e ao medievalismo. Cria um herói nacional na figura do índio, de onde surgiu a denominação de geração indianista. O sentimentalismo e a religiosidade são outras características presentes. Entre os principais autores podemos destacar Gonçalves de MagalhãesGonçalves Dias e Araújo Porto Alegre. Gonçalves de Magalhães foi o introdutor do Romantismo no Brasil. Obras: Suspiros Poéticos e Saudades. Gonçalves Dias foi o mais significativo poeta romântico brasileiro. Obras: Canção do exílioI-Juca-Pirama. Araújo Porto Alegre fundou com os outros dois a Revista Niterói-Brasiliense
Entre as principais características da primeira geração romântica no Brasil estão: o nacionalismo ufanista, o indianismo, o subjetivismo, a religiosidade, o brasileirismo (linguagem), a evasão do tempo e espaço, o egocentrismo, o individualismo, o sofrimento amoroso, a exaltação da liberdade, a expressão de estados de alma, emoções e sentimentalismo.
A segunda geração, também conhecida como Byroniana e Ultrarromantismo, recebeu a denominação de mal do século pela sua característica de abordar temas obscuros como a morte, amores impossíveis e a escuridão.
Entre seus principais autores estão Álvares de AzevedoCasimiro de AbreuFagundes VarelaJunqueira Freire e Pedro de Calasans. Álvares de Azevedo fazia parte da sociedade epicuréia destinada a repetir no Brasil a existência boêmia de Byron. Obras: Pálida à Luz, Soneto, Lembranças de Morrer, Noite na Taverna. Casimiro de Abreu escreveu As Primaveras, Poesia e amor, etc. Fagundes Varela, embora byroniano, já tinha em sua poesia algumas características da terceira geração do romantismo. Junqueira Freire, com estilo dividido entre a homossexualidade e a heterossexualidade, demonstrava as idiossincrasias da religião católica do século XIX.
Já as principais características da segunda geração foram o profundo subjetivismo, o egocentrismo, o individualismo, a evasão na morte, o saudosismo (lamentação) em Casimiro de Abreu, por exemplo, o pessimismo, o sentimento de angústia, o sofrimento amoroso, o desespero, o satanismo e a fuga da realidade.
Por fim há a terceira geração, conhecida também como geração Condoreira, simbolizada pelo Condor, uma ave que costuma construir seu ninho em lugares muito altos e tem visão ampla sobre todas as coisas, ou Hugoniana, referente ao escritor francês Victor Hugo, grande pensador do social e influenciador dessa geração.
Os destaques desta geração foram Castro AlvesSousândrade e Tobias Barreto. Castro Alves, denominado "Poeta dos Escravos", o mais expressivo representante dessa geração com obras como Espumas Flutuantes e Navio Negreiro. Sousândrade não foi um poeta muito influente, mas tem uma pequena importância pelo descritivismo de suas obras. Tobias Barreto é famoso pelos seus poemas românticos.